QUANDO O AUTISMO É COLORIDO E ENCANTADOR!

Nesta exposição Pedro Igor nos mostra o quanto a Arte pode ajudar nossas crianças a comunicarem seus sentimentos! Com seu talento e apoio familiar, Pedro nos leva através do seus desenhos aos seus personagens favoritos. Uma história para nos encorajar e inspirar. Parabéns Pedro!

Meiry Geraldo

“Pedro Igor Magalhães Macêdo Machado, 9 anos autista clássico com agitação psicomotora e apraxia de fala.

Diagnosticado aos 2 anos de idade, faz terapias semanalmente com psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e psicopedagogo. Frequenta uma escola de ensino regular, está cursando 4°ano do Ensino Fundamental.

Ele reproduz desenhos de imagens e cenas de filmes animados que assisti na TV e no youtube, tendo o hiperfoco no Rei Leão, expressando seus sentimentos através dos desenhos que começou a fazer com 4 anos de idade.

Sua primeira arte foi uma flor sorridente a qual foi escolhida para ser a logomarca de uma associação dos autistas no interior do Ceará a AMA Cariri.

 

Sempre inspirado no seu irmão mais velho que também gosta de produzir desenho e gibis, Pedro Igor não utiliza a fala para se comunicar, mas, sempre desenha os seus personagens favoritos no caderno escolar de atividades adaptadas e em várias folhas de ofício que disponibilizamos nos momentos em que ele está aparentemente tranquilo. Na maioria das vezes ele nos surpreende, pega o cadernos e os giz de cera espontaneamente. É algo que ele executa com prazer!

Observamos que ele reproduzia esses desenhos não só nos cadernos da escola mas, também em um app enquanto brincava no iPad e hoje temos uma coletânea de imagens lindas e incentivamos todos os dias esses momentos de produção.”

Ana Moésia Machado

Período da Exposição: 05/09/18 à 22/10/18