Associações, entidades e pessoas ligadas ao tema autismo promovem uma programação durante o mês de Abril, para as comemorações do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
BH, Contagem, Sete Lagoas e Divinópolis terão audiências públicas, palestras, rodas de conversa, encontros de confraternização e muita informação para a população.

Com o tema “AUTISMO, COMPREENDA O MEU OLHAR”, o Dia Mundial da Conscientização Sobre o Autismo, comemorado todos os anos no dia 2 de Abril, BH e MG terão o Mês de Conscientização de 02 a 30 de Abril de 2019.

A programação vai contar com a participação de pessoas com autismo, seus familiares, associações, entidades educacionais e profissionais ligados à área, além de organizações que formam e empregam pessoas com autismo, numa parceria com a PBH, SRT/MG, CMBH, dentre outras instituições. Audiências públicas irão discutir sobre as políticas públicas municipais, legislações estaduais, direitos e as potencialidades das pessoas com autismo. Haverá ainda muitas outras informações sobre o TEA – Transtorno do Espectro do Autismo (como o autismo é chamado desde 2013), para famílias, educadores, profissionais da saúde, educação, gestores e sociedade em geral. A proposta do evento é ampliar a atuação das pessoas com autismo, além de abrir o debate sobre os diversos aspectos do TEA. Agenda detalhada será divulgada em breve pelas redes sociais e para a imprensa.

Sobre o autismo: O Autismo, um transtorno global do desenvolvimento está presente em cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No fim dos anos 1980, uma a cada 500 crianças era diagnosticada com autismo. Hoje, a taxa é de uma a cada 68. O significativo aumento chamou atenção até da ONU (Organização das Nações Unidas), que classificou o distúrbio como uma questão de saúde pública mundial.

José Savietto