O Viver Melhor, um programa do Canal da TV Justiça, desta semana apresenta o poder da música por meio da musicoterapia, com um passeio pela neurociência, pela arte e pela cultura. Conheça os elementos e os resultados da intervenção terapêutica, baseada em evidências científicas, que usa a música e seus componentes para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais.
A jornalista Rafaela Vivas conversou com médicos e pacientes que falam da potência da utilização da música e seus elementos na promoção da saúde e do bem-estar. “Eu fiquei impressionada com a diferença em uma sessão. E, a partir disso, um processo terapêutico mesmo e, a longo prazo, dá pra ver resultados tão grandes, capazes de equilibrar, de reestruturar em muitas áreas da vida”, conta a estudante de psicologia Mariana Pessoa.
O pai do Arthur, um menino de 12 anos que tem paralisia cerebral, também conta que a musicoterapia deu uma guinada no comportamento da criança. “O Arthur teve uma melhora muito grande nas notas na escola, isso é nítido, foi muito bom para ele. Dentro de casa também a gente percebeu ele numa maior concentração. Ele está mais concentrado, ele está mais calmo”, diz o pai, Moura Júnior.
No estúdio, a conversa é com a professora Marly Chagas, de graduação em Musicoterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a musicoterapeuta, psicóloga e especialista em gestão em Saúde Mental pela Unicamp Tânya Marques.
A Galeria Aut e Meiry Geraldo participaram do programa!
#musicoterapia #regulamentação #autismo #autism #galeriaaut #GAUT