“Henrique Figueira, autista-hiperativo, filho único de uma pedagoga, órfã de pai, autodidata em Expressionismo, da cidade de Manaus, do Estado do Amazonas, onde fica a maior Floresta do Mundo. Atualmente tem 13 anos de idade, mas iniciou os primeiros ensaios de sua arte Expressionista com 06 anos de idade, em casa e sozinho, fazendo seus drawings.
E, foi dos 07 anos aos 09 anos de idade, Henrique Figueira, fazia até 30 drawings por dia, fez até drawing em tela e alguns ensaios em abstratos em papel canson. (Tenho registros das imagens de sua arte desta fase inicial, pois, Henrique, sempre faz os seus drawings para brincar com eles em batalhas imaginárias e depois se desfaz de suas produções em drawings, mas até hoje já fez mais de mil trabalhos).
Com 10 anos de idade, Henrique Figueira iniciou suas pinturas abstratas em telas, com mais frequência.
Ele usa para criar sua arte Expressionista tudo que sua mente inquieta e curiosa percebe ao seu redor (Tinta, papéis variados, tecidos, plásticos, pincéis diversos, suas mãos e seus dedos, espátulas variadas ,fios de plásticos ou de “metal” leve ,tubos diversos, embalagens e tampas variadas de potes e de tintas, colagem, madeiras, pedras, brinquedos, caixas variadas, material de uso doméstico, acessórios femininos, rosto e postura de pessoas, animais e seus comportamentos, a natureza, árvores, arco-íris , usa, também, artigos de lojas e papelaria em geral, etc…)
Desde 2020, a Arte Expressionista de Henrique Figueira, teve visibilidade em eventos nacional e internacionais e recebeu certificações na maioria dos eventos que participou pela Artcom, com curadoria da Baronesa Giselda Salbu da Noruega, e depois no Projeto Dias de Reclusão com a Curadora Maria Vieira, Projeto Brincadeira de Criança, pela Curadora Luciane Rodrigues Yawer da cidade de São Paulo e Pelo AteliRe de Manaus).
Ele é catalogado na Lótus Gallery como Artista-Kid desde 2021. Mas, também, tem sua Arte Expressionista divulgada pela @Galeriaaut, Curadoria de Meiry Geraldo, do Brasil e pela Educadora e Curadora Inglesa, Victoria Navin em seu brilhante Projeto Rhyming Multisensory Stories.
Sua primeira Exposição Individual para começar a vender suas obras em Telas, foi este ano 2022, em uma das Maiores Redes de Universidade Privada de Manaus, pela Curadora e Artista Claudia Yguchi na cidade de Manaus).
Para ele, desde os 06 anos fazer sua arte Expressionista significa respirar, uma grande necessidade diária pra ele, onde em uma dinâmica, na maioria das vezes no mínimo 12 por dia. Através deste seu hiperfoco, da sua arte Expressionista é que Henrique Figueira, consegue se concentrar e fazer sua própria leitura da vida e de tudo o que o cerca. E, também, se comunicar com as pessoas através da sua arte, que é seu principal foco de interesse e a sua grande felicidade e motivação.”
Com carinho,
Theila Rosário Figueira, mãe de Henrique Figueira.
Interessados em aquisição de Telas Abstratas originais e exclusivas por encomendas. (Por enquanto não estamos produzindo Telas sintéticas e nem mistas), contatos:
Instagram: @Theila_Rosario.Figueira
Whatsapp +55(092) 98241.2826 (Theila Rosário Figueira) apelido, Thel Rosário.
Período da Exposição: 12/11/22 à 12/12/22
#GAUT #galeriaaut #autismo #autism #tea #arte #arteeinclusão #cultura