Fanarts – Shoujo

Shoujo ou shōjo (少女) é um gênero de mangá de anime japonês voltado para o público feminino jovem

basicamente crianças e adolescentes do sexo feminino. Com histórias conhecidas como "água com açúcar" , e cenas de ação que incluem muitos corações, glitter e coisas fofas, similares a historias de princesas vistas nos filmes da Disney ou as da boneca Barbie vistas no Ocidente,

o shoujo conquistou pessoas de todas as idades e nacionalidades.

Inicialmente, a categoria foi desenvolvida por artistas de mangá do sexo masculino, entretanto a partir das décadas de 1960 e 1970 tornou-se o principal gênero feito por artistas mulheres. Na década de 1980 em diante, a categoria começou a ganhar popularidade e diversificar seu estilo artístico.

O mangá shōjo não se refere a um estilo específico ou a um gênero, mas indica um público-alvo. Apesar de existirem certas convenções estéticas, visuais e narrativas associadas ao mangá shōjo, essas convenções mudaram e evoluíram ao longo do tempo, e nenhuma é estritamente exclusiva do mangá shōjo. No entanto, vários conceitos e temas passaram a ser tipicamente associados ao mangá shōjo, tanto visuais, (traços e formatos dos personagens) quanto narrativos (foco em relações românticas; personagens que desafiam papéis e estereótipos tradicionais em torno de gênero e sexualidade).

SUBGÊNEROS:

  • Mahou Shoujo

Mahō shōjo (魔法少女? lit. Menina Mágica) é um sub-género de anime e mangá shōjo onde um tipo de personagem feminina jovem conta com poderes mágicos para varios tipos de situações, deste para resolver problemas cotidianos até combater forças sobrenaturais causados por sentimentos negativos das emoções das pessoas (dependendo das adaptações de alguns animes a mangás).

a história do Mahou Shoujo começou nos anos 60 com a estreia do anime Mahoutsukai no Sally (1966) que teve fortes influencias da série de TV A Feiticeira. e em seguida com o Fushigi no Melmo (1971) criado pelo próprio Osamu Tezuka.

a partir dos anos 80, o gênero começou a ganhar novos rumos graças ao movimento dos cantores Idols que promoveram as suas imagems para as suas animações, como Mahou no Princess Minky Momo (1982),  Mahou no Tenshi Creamy Mami (1983) e Mahou no Idol Pastel Yumi (1986)

mas foi durante os anos 90 que o gênero ganhou força quando estreou o Sailor Moon (1992), que deu uma nova guinada ao adicionar elementos de ação e aventura inspirados nos Tokusatsus clássicos como Power Rangers e Kamen Rider. deixando de lado o jeitinho meigo e inocente das protagonistas para dar um tom empoderado. deste então, diversas obras inspiradas no Sailor Moon (1992) foram produzidas como Guerrairas Mágicas de Rayearth (1994), Galaxy Fraulein Yuna (1995), Sakura Cardcaptor (1998), Corrector Yui (1999), , A franquia Pretty Cure (2004 - Atual) feito pela Toei animation e atumente a animação nipo-francesa Miraculous - As Aventuras de Ladybug

mas quando lançou em 2011 o anime Puella Magi Madoka Magicainspirado no polêmico episódio 46 da Minky Momo, o mahou shoujo ganhou um novo significado, agora tendo conteudo mais sombrio, pesado e com temas sensíveis que descutem sobre os problemas sociais do Japão usando elemento típicos de garota mágica. os representantes atual desse estilo são o Mahou Shoujo Magical Destroyers e Black Rock Shooter.

 

Artes em destaque:

Carrinho
Entrar

Não possui uma conta?

Facebook Instagram YouTube
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.
Comece a digitar para ver as obras que você procura.